quinta-feira, 14 de junho de 2012

Organizador de receitas feito de Caixa de Sabão em Pó.


Reciclagem: organizador de receitas                                                




organizador de receitas
Eu sempre quis organizar as minhas receitas assim, em fichas e em um organizador bacana. O problema é que sempre faltava encontrar algo que fosse do tamanho certo para guardar as fichas. Com esta história de aproveitar embalagens de sabão líquido, acabei olhando para uma caixa de sabão em pó e pensei: por que não? E foi assim que o meu organizador de receitas nasceu.
Material necessário:
-1 caixa vazia de Omo Multiação de 1kg (ou qualquer caixa que tenha o tamanho que você precisa)
-Papel de embrulho para forrar
-Fita dupla face ou cola branca
-Tesoura, régua e lápis
-Fita de tecido para decorar
reaproveitamento de embalagens
O primeiro passo é limpar completamente a caixa. Eu usei um pano úmido e depois um pano embebido em álcool, para deixar a embalagem bem limpa.
organizador de receitas
Depois marquei a caixa e cortei, retirando a parte superior e um pedaço de cada uma das laterais, deixando-as em formato triangular. Uma dica: para que os dois lados fiquem iguais, basta cortar um e usar o pedaço de papelão retirado como molde para cortar o outro lado.
organizador de receitas
Forrar a caixa não tem muitos mistérios. Eu prefiro usar fita dupla face porque a cola branca, em excesso, pode umedecer o papel (o que pode comprometer o visual).
organizador de receitas
Eu forrei inclusive o interior da caixa, para deixar tudo bonitinho.
organizador de receitas
Para fazer a divisória interna, que serve para colocar lápis e caneta, eu aproveitei o pedaço da caixa que cortei fora no início. Coloquei a caixa já forrada sobre o papelão e risquei a lateral. Na hora de recortar, é preciso deixá-la um pouquinho menor, para que caiba na caixa depois que também for forrada.
organizador de receitas
Com a divisória forrada, coloquei abas de papel para poder prendê-la dentro da caixa.
organizador de receitas
organizador de receitas
Para prender a divisória dentro da caixa, usei fita dupla face. Antes de colar, medi o tamanho das fichas e deixei alguns milímetros de folga. E para deixar o organizador mais bonitinho, colei uma fita de bolas coloridas e prendi alguns mini clipes de madeira.
organizadordereceitas10
E agora finalmente eu tenho um organizador para deixar receitas, lápis, caneta para anotações e etiquetas adesivas sempre a mão na hora de cozinhar :)                                                                         

Um comentário: